quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Plastinação Vs. Taxidermia

 


PLASTINAÇÃO  Vs. TAXIDERMIA

Resultados ‘parecidos’, por  tal motivo muitos acham que são sinônimos.
A plastinação, é a retirada de água e lipídeos do corpo, aplicando polímeros sintéticos no local, fazendo com que não haja decomposição do material. Conseguindo então expor músculos, veias, cérebro e o sistema nervoso. Impedindo qualquer dano ao corpo, podendo ficar em qualquer ambiente.
Está técnica, tem sido muito utilizada para que possamos ver o interior do ser de forma totalmente real e precisa. Além do que, mantém a textura, coloração. O que é importante para análises e trabalhos.
Cientistas informam que é um trabalho um tanto quando trabalhoso e até mesmo demorado, para fazer uma plastinação no corpo humano são necessários de 8 a 12 meses de trabalho.
Já para plastinar uma baleia, o trabalho pode durar até 2 anos.
A taxidermia (conhecida antigamente como empalhamento), também uma técnica de preservação, porém totalmente diferente. Se na plastinação o foco é preservar o interior, aqui o foco é preservar a pele, tamanho e forma dos animais.
Utilizada para exposição, coleção cientifica, educação ambiental e material didático,  reconstituindo e mantendo as características físicas.
Consiste na retirada da pele do animal, que é removida  por um corte no dorso ou ventre do animal e depois de devidamente  tratada, irá revestir um manequim de poliuretano.
O esqueleto e a carcaça são utilizados para se fazer o molde idêntico de como era o animal.
Apesar de muitos países terem domínio sobre tal técnica, aqui no Brasil ela ainda é pouco conhecida. De modo que somente algumas instituições cadastradas junto ao Ibama podem, fazer utilização desta técnica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...