terça-feira, 17 de julho de 2012

Golfinho carrega corpo morto de seu filhote.

Um golfinho foi fotografado carregando o corpo de seu filhote no mar em uma espécie de "ritual de luto". A cena foi presenciada por turistas em uma região autônoma da China chamada Guangxi Zhuang, famosa por concentrar esses animais.
O mamífero adulto levantou o filhote morto várias vezes até a superfície, como se estivesse tentando ajudá-lo a respirar. Depois, empurrou o bebê da costa em direção a águas mais profundas.

Golfinho (Foto: Daily Mail/Reprodução)
 
Um corte profundo foi observado na barriga do filhote, o que pode ter sido feito pela hélice de um barco. Muitas embarcações frequentam o local para levar turistas.
Anteriormente, pesquisadores já observaram golfinhos carregando ou empurrando filhotes que nasceram mortos ou morreram ainda jovens. Os animais demonstram angústia e ficam até vários dias com o corpo do bebê por perto.
"Rituais de luto" no reino animal já foram vistos entre baleias, elefantes, chimpanzés e gorilas. Embora os especialistas relutem em atribuir emoções humanas aos bichos, esse comportamento dos golfinhos parece mostrar que eles têm, pelo menos, consciência sobre sua mortalidade e podem até "contemplar" uma eventual morte. Outros indivíduos parecem incapazes de aceitar o fato.

Extraído de: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/golfinho-e-visto-carregando-o-corpo-de-filhote-em-ritual-de-luto-na-china.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...