terça-feira, 5 de junho de 2012

Novas espécies

Um instituto ligado à Universidade Estadual do Arizona divulgou uma lista de dez espécies novas que foram descritas por cientistas em 2011 e que chamam a atenção por seus traços incomuns e 'bizarros'. O ranking do International Institute for Species Exploration foi feito a partir de uma pré-seleção de 200 espécies. Foram escolhidas as mais 'fascinantes'.
A lista, segundo os cientistas, visa 'chamar atenção à crise de biodiversidade e ao trabalho de exploradores e museus para descobrir e descrever os milhões de plantas, animais e micro-organismos com quem dividimos o planeta'. A biodiversidade na lista é representada por uma tarântula de pelo azul. Há também espécies de Mianmar, Caribe, África do Sul, Papua Nova Guiné, Espanha, Nepal, China, Bornéu e Tanzânia.


Confira:

Primeiro: A população de Rhinopithecus strykeri está em declínio no mundo. O animal se destaca por seu nariz, o pelo negro e barba branca, além do fato curioso de que ele espirra quando chove.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)


Segundo: Esta água-viva é tão bonita quanto venenosa e, seu nome, Tamoya ohboya, foi escolhido em referência à exclamação 'Oh, boy!', um grito de dor comum para quem encostar no animal.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Terceiro: Aqui vemos o 'verme do diabo'. O organismo multicelular que vive nas profundezas da Terra foi descoberto em uma mina de ouro sul-africana e é capaz de suportar altas temperaturas.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Quarto: Para os especialistas, a lista com tantas espécies incomuns mostra 'o quão pouco realmente sabemos sobre nosso planeta'. Esta orquídea é uma espécie rara da Papua-nova Guiné que só abre à noite e se fecha quando amanhece.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Quinto: Esta vespa parasita voa a apenas um centímetro acima do chão, em busca de formigas. Ela ataca em um breve 'mergulho' e deposita seus ovos em menos de 1/20 de um segundo.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Sexto: Este cogumelo foi denominado Spongiforma squarepantsii em homenagem ao personagem de desenho Bob Esponja (SpongeBob SquarePants, no original em inglês) e por se parecer mais com uma esponja do que com um fungo. Ele tem cheiro de fruta e foi descoberto nas florestas de Bornéu e da Malásia.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Sétimo: Esta flor de papoula pode ter passado muito tempo sem ser identificada porque habita as altas montanhas do Nepal. É chamada Meconopsis autumnalis porque floresce no outono

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Nono: O milípede gigante, do tamanho de uma salsicha, é o mais largo de sua espécie de que se tem notícia: 16 centímetros e 56 patas. O animal foi encontrado na Tanzânia.

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Décimo:
À primeira vista, esta espécie parece mais um 'cacto ambulante' do que um animal, por isso foi batizada de Diania cactiformis. Ela pertence a um extinto grupo de animais com forma de verme e múltiplos pares de patas. Seu fóssil foi descoberto em depósitos cambrianos de 520 milhões de anos, no sudoeste da China

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Décimo: BRASIL Esta tarântula de pêlo azul é a primeira espécie brasileira a fazer parte da lista

Espécies curiosas (© BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...