terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O que você não sabe sobre pinguins africanos.


Spheniscus demersus, o pingüim africano, é uma espécie que vive na África do Sul. Spheniscus é o diminutivo da palavra grega spen, que se refere ao formato triangular de seu corpo quando nada, enquanto que demersus é uma palavra latina que significa mergulho.

O pingüim africano tem em torno de 68 centímetros de altura e pesa entre 2 a 4 quilos. É o único de sua espécie que não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo a não ser na África.
Seu corpo tem a forma de um fuso, suas asas são atrofiadas e funcionam como nadadeiras. Elas são recobertas por penas lisas e gordurosas que mantém o corpo impermeabilizado. Seus olhos estão adaptados para ver debaixo da água salgada. Quando está em terra, sua visão é reduzida. Os jovens diferem dos adultos por serem inteiramente de cor azul acinzentada, enquanto os adultos são brancos e pretos.

O CASAL

Apesar de os filhotes serem muito parecidos, nenhum se perde dos pais, pois cada pinguim tem uma voz diferente; os pais podem encontrar seus bebês entre centenas, apenas pelo som de suas vozes.



Estes animais são monogâmicos, e o mesmo casal geralmente retorna ao mesmo local de seu primeiro ninho, a cada ano. Aproximadamente 80 a 90% dos casais permanecem juntos, alguns até por 10 anos, só acontecendo a separação no caso de má reprodução.

O NAMORO

Os pinguins não sabem reconhecer o sexo pela aparência, por isso usam de um artifício para encontrar sua companheira. Levam uma pequena pedra no bico e jogam em frente a outro pinguim que esteja sozinho.
Se for macho, quem jogou a pedra leva uma grande e agressiva bicada. Se for fêmea e mostrar indiferença é porque é comprometida ou ainda não está preparada para o acasalamento. Mas, se recebe uma reverência é porque encontrou sua companheira. O macho, então, faz também uma reverência e o par estica o pescoço para selar sua união.


O CASAMENTO

Apesar de o pinguim africano se reproduzir durante todo o ano, seu melhor período é no início do fim do ano; nesta época se formam várias colônias que se agrupam onde existe alimentação e lugar de fácil acesso para seus ninhos.

COLÔNIAS

As colônias ficam lotadas de pinguins, mas cada um tem seu próprio ninho, que é preparado em conjunto pelo casal, pode ser cavado no chão ou colocado entre pedras.


O NINHO

A incubação dura de 5 a 6 semanas, o casal se reveza nos cuidados dos filhotes, enquanto um vai se alimentar ou trazer alimento para seus filhotes, o outro toma conta do ninho.


Um dos grandes perigos para a sobrevivência dos pinguins é o derramamento de petróleo no mar; seu corpo fica encharcado de óleo impedindo-o de nadar e mergulhar à procura de alimento.
Em geral os pinguins são animais mansos, divertidos e curiosos e só reagem se forem ameaçados. 







Os pinguins africanos vivem de 30 a 35 anos.

Curiosidade: Pinguim é uma ave que não voa, mas é excelente nadadora. Pode nadar a uma velocidade de 7 quilômetros por hora e se mantém submerso até 2 minutos.

Extraído: http://www.edukbr.com.br/mochila/quiosque_conteudo.asp?Id_Quiosque=133

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...