terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Semeando a semente.



Semear:
Verbo
se.me.ar
  1. introduzir sementes no solo, com a intenção de que brotem.

De acordo com o dicionário é este o significado da palavra. Pois bem... o processo de semear algo não é rápido, e muito menos 100% concreto que irá brotar.

Possuímos alguns critérios básicos para o bom plantio.

- Escolha do local;

- Preparo da cova;

- Adubo;

- Regadura;

- A espera.

- Adubo;

- Regadura;

- A espera...

...


Primeiramente não basta apenas escolher o local, sem que tenhamos a certeza de que aquele local tem probabilidade de frutificar, se o solo é fértil, se o PH não irá atrapalhar o desenvolvimento da planta não alterando a essência genética da mesma.

Não basta apenas jogar a sementinha e esperar acontecer.. em muitos casos pode até brotar, porém a mesma não foi devidamente preparada e poderá crescer de forma irregular..

Adubo... adubo nada mais é que proteinas, elementos que irão fortalecer o crescimento e desenvolvimento da mesma.

Regadura, totalmente essencial.. não podemos esperar apenas a precipitação para poder molhar a planta..  é preciso regar de forma ideal.. não demasiadamente para que a mesma não seja 'afogada.'

A espera... momento mais dificil.. no qual tudo ainda está no subsolo.. germinando.. e não conseguimos ver absolutamente NADA em sua superficie..

E AÍ QUE ESTÁ..

Na parte de não vermos absolutamente NADA.. é o momento em que muitas vezes desistimos.. porém esse momento.. é o que a semente mais precisa de cuidados.. para poder se desenvolver.. e acontece que: quando há a desistência pode haver a morte da semente.. e dali nada irá brotar..

..


Porém temos que ter a consciência que toda a semente tem um tempo de germinação.. e se realmente a mesma foi infertil.. mesmo com a sua rega.. mesmo com a sua adubação.. mesmo com todo o seu zelo para com ela.. chega uma hora em que você TEM que desistir.. e plantar uma nova..

Mas não encare essa plantação como um total fracasso.. pois não foi..
Encare como uma tentativa.. Não se fruste com a sementinha que não brotou.. afinal o plantio não ocorre apenas pela sua parte.. 

E se por acaso.. a mesma depois de muito tempo.. finalmente brotar.. pode ser tarde demais para você cuidar da planta..



MAAAAAAAAAAAS, se germinar??



Se germinar.. A alegria é enorme!!!!!

Mas você vai continuar tendo o trabalho.. de rega.. de adubação.. de poda (quando necessário)..  prestar atenção pois virão insetos tentar se alimentar da sua plantinha..
O trabalho nunca mais cessará.. você continuará zelando.. cuidando para que a mesma cresça cada vez mais forte..
Você estará presente quando alguém quiser corta-la.. você estará presente no momento de baixas temperaturas (quando a mesma passa por um momento 'fragil').. Você estará presente quando a primavera chegar e as novas folhas nascerem.. você estará presente quando houver os primeiros frutos.. VOCÊ estará lá..  pois você sempre esteve lá..



Post feito com ajuda e inspiração da Michelle Barros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...