quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mar morto, realmente morto?


 O mar Morto é também conhecido como lago Asfaltite, no velho testamento conhecido como “mar de sal”, tem esse nome pouco simpático devido a sua salinidade excessiva chegando ao nível de salinidade entre 28% e 35%, isso significa que em cada litro de água temos de 280g a 350g de sal. Para vocês terem uma ideia de tamanha salinidade, a água dos mares que conhecemos possui em torno de 30g de sal por litro de água.
O mar Morto é tão salgado porque é completamente isolado do mar e por isso qualquer água doce ou salgada que atinge o mar Morto fica aprisionado até evaporar. Isso acontece porque ele está localizado no Oriente Médio, na região interior da Palestina, uma região quase desértica com temperaturas muito altas. Quando a água evapora, os minerais salgados são deixados para trás, fazendo com que a água restante se torne mais e mais concentrada com sal.
Biologicamente, o mar Morto está realmente morto. Não existe forma de vida que suporte tamanha salinidade, com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver nesse cemitério marítimo. Isso significa que não temos peixe, nem crustáceos, nem moluscos. Todos os organismos vivos que chegam lá morrem quase que instantaneamente.
O mais interessante deste lugar único do planeta é que os altos níveis de conteúdo mineral tornou a água extremamente densa e por isso é impossível afundar na água do mar Morto. Os banhistas se divertem balançando ou lendo livros na água sem afundar mesmo nos locais mais fundos, o que torna o mar Morto incrivelmente fascinante. Além disso, acredita-se que a lama do mar é terapêutica aliviando sintomas de doenças como fibromialgia, psoríase, dermatite atópica, entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...