quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Todos quelônios porém todos diferentes..


Estava lendo o http://www.diáriodebiologia.com/ da Karlla Patricia e achei super válido esse post sobre quelônios, achei tão interessante e de uma forma tão clara para aqueles que não sabem, que tive que realizar um CtrlC CtrlV literalmente!!!

Vale a pena ler, 


'Jabuti
É um animal exclusivamente terrestre. Dos três tipos de quelônio, o jabuti é ou único que não vive na água. O casco é bem mais alto e as patas traseiras tem formato cilíndrico parecidas com patas de elefante. No inverno costumam cavar buraco no chão para entrarem em letargo. Quando escondem a cabeça o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco. Nos machos o plastrão (parte ventral do casco) é côncavo o que facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. É um animal muito lento e pode demorar em torno de 5 horas para percorrer 1 km. Jabuti come de tudo, mas tem grande preferência por vegetais.
Cágado
Diferencia do jabuti principalmente por ser um quelônio de água doce (vivem em rios e lagos) e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço bem mais longo, as patas possuem dedos com membranas entre os dedos e a carapaça é delgada e hidrodinâmica o que facilita o nado. É comum vermos cágados descansando ao sol fora da água na margem dos rios, mas são animais muito ágeis na água e em alguns países são chamadas de “sliders”, pois elas deslizam na água ao menor sinal de perigo. Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco. Os cágados são carnívoros, se alimentam principalmente de peixe.
Tartaruga
Aqueles quelônios que não são jabutis e cágados, certamente são tartarugas. Existem tartarugas marinhas e de água doce. São bem semelhantes aos cágados, mas geralmente possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade. Elas não possuem unhas e seu corpo é mais achatado facilitando, assim, seus movimentos dentro d’água e geralmente só vêm a terra colocar seus ovos. Ao contrário dos cágados, elas não dobram a cabeça para o lado quando querem esconde-la dentro do casco. Na natureza, se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...