Cutia que 'roubava' sementes de palmeira, permitiu que a planta se reproduzisse
Um novo estudo publicado na última edição da revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA mostra que o hábito da cutia de roubar sementes escondidas por suas companheiras pode ter ajudado uma palmeira a sobreviver na floresta tropical do Panamá.
Essa palmeira, conhecida localmente como “chunga”, tem frutos suculentos com sementes grandes, aparentemente adaptadas para serem comidas e dispersadas por animais de porte maior, como os mastodontes, extintos naquela região há 10 mil anos.
No entanto, como ela segue existindo, um grupo de cientistas da Europa e dos EUA instalou câmeras na floresta, e pequenos sensores nas sementes para entender como novas palmeiras poderiam crescer em lugares distantes de outros exemplares da mesma espécie.
Eles descobriram que as cutias têm o hábito de enterrar essas sementes e, mais que isso, roubá-las dos buracos cavados pelas companheiras. Eles descobriram que havia sementes que eram desenterradas e novamente escondidas até 36 vezes antes de serem realmente comidas. Assim, mais de um terço das sementes foi parar a mais de cem metros dos pés que as geraram.
Extraído de: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/cutia-rouba-sementes-escondidas-e-ajuda-palmeira-se-reproduzir.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário