quarta-feira, 20 de junho de 2012

Limacodídeos.. Lima o que???

Estas lagartas, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e provavelmente do gênero Phobetron. É um bicho muito diferente. Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado. Além disso, o corpo é todinho peludo. Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação. Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas. A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.
São totalmente fitófagos e adoram comer folhas de figueira, cajueiro, macieira e outras. Por causa destas características é também chamada de Lagarta-aranha (e parece mesmo com uma), lagarta-macaco e em inglês são chamadas de Hag-moth, que significa “mariposa bruxa”.



A lagarta é sempre cheia de cerdas (parecem pelos)… São lindas!
O casulo parece uma sementinha…

terça-feira, 19 de junho de 2012

Por que as balas de menta deixam a boca fria?


Parece brincadeira, mas as balas de menta possuem substâncias que enganam o cérebro e causam uma sensação falsa de refresco. Vamos ver como isso acontece?
Bom, na mucosa da boca existem receptores especializados que levam ao cérebro informações como frio, calor e dor por meio dos neurônios. Como o neurônio é uma célula, ela é composta entre outros, de membrana e citoplasma. É na membrana que se encontram estruturas parecidas com tubinhos revestidas com uma proteína muito sensível ao frio. Esses tubinhos são como fechaduras: só abrem com a “chave” certa (encontrada em substâncias frias). Ao beber algo gelado, as fechaduras se abrem e essa informação é levada ao cérebro.
Um neurônio vai passando a informação de frio de um para o outro por conexões químicas. Ao chegar ao cérebro, ele entende que se trata de frio, pois aquele neurônio só trabalha na presença de frio. A bala de menta contém mentol que simula a ação do frio, ou seja, ele tem uma “cópia daquela chave” e consegue abrir a fechadura e assim traiçoeiramente é capaz de mandar a informação falsa para o cérebro. Fantástico, não??


O fantástico e 'cruel' ciclo de uma Braconidae.

Achei tão interessante, que resolvi compartilhar.
Larvas de vespas que comem lagarta viva!





Essas estruturas brancas presas na lagarta parecidas com ovos cilíndricos são na verdade pupas de uma vespa. Isso mesmo! Precisamos “começar do começo”… Bem, as vespas (insetos da mesma ordem das formigas e das abelhas) pertencentes, geralmente à família Braconidae, são conhecidas por serem insetos diminutos, com menos de 1 cm de cumprimento, no geral de cor escura que possui um ciclo de vida bastante interessante.
Essas vespas escolhem uma lagarta bem saudável e gordinha para iniciar seu ciclo reprodutivo. Cuidadosamente utilizam seu ovopositor para fazerem a postura de seus ovos (que podem chegar a 80) sob o tegumento (a pele) da lagarta. O processo é tão sutil que a lagarta mal percebe o que está acontecendo. Uma vez inoculados no corpo da pobre lagarta, os ovos amadurecem e então eclodem. Dali, saem larvas de vespas famintas que iniciam logo seu ritual macabro: elas devoram toda musculatura e vísceras da pobre lagarta, tomando os devidos cuidados para que seus órgãos vitais não sejam comprometidos logo, pois com a morte do hospedeiro, todo o ciclo não teria sucesso.
As larvas da vespa, se alimentam e crescem ali mesmo, dentro da lagarta, que a essas alturas já não está tão bem. Quando estão devidamente desenvolvidas e prontas para se tornarem adultas, “comem” o caminho de volta através da pele do hospedeiro e uma vez fora, empupam formando inúmeros casulos ovais e esbranquiçados do lado de fora do corpo da lagarta. Ficam ali presos torturando a pobre lagarta até que comecem a emergir desses casulos. Quando as últimas vespas saem de seus casulos a nossa lagarta já estará tão indefesa e enfraquecida que terminará morrendo.
Essas vespinhas são consideradas inimigas naturais das lagartas. E funcionam como um controle de pragas principalmente nas plantações de tomate. Então, queridos leitores, se virem uma infeliz lagarta carregando casulos por aí, saiba que um fantástico ciclo de vida de uma vespa está prestes a concluir!
Aqui uma vespa escolhendo sua vítima, uma pobre lagarta gordinha e saudável!
Depois de comer a lagarta por dentro, as larvas empupam e ficam do lado de fora do corpo da lagarta.
Com o tempo começam a emergir vespas adultas e a lagarta, enfraquecida,  morre!


quinta-feira, 14 de junho de 2012



As realizações nos dizem quem somos.. e as circunstâncias nos invade.. as lembranças nos posicionam.. mas o que verdadeiramente permanece é a certeza do verdadeiro amor..

1488 horas


E eu estou vivendo um sonho.. Um sonho diário.. Um sonho que quero viver todos os dias.. Um sonho no qual você está comigo.. Um sonho que eu sei que você estará comigo.. Não quero ter pesadelos.. Não quero imaginar que você não estarás aqui.. 
A cada momento eu me belisco e tento acordar.. E até acordo.. Mas continuo sonhando.. Por tal motivo hoje completa 1488 horas que eu estou sonhando.. E o melhor de tudo.. Este sonho é o mais real de todos.. e não tenho medo de acordar de tal sonho.. 

                                                                                                           Pois eu sei que já estou acordada..

terça-feira, 12 de junho de 2012

By my side



Hoje mais do que ontem.. eu te tenho ao meu lado..
Hoje mais do que há dias atrás.. eu te tenho ao meu lado..
Hoje mais do que todas as vezes.. eu te tenho ao meu lado..
E hoje mais do que nos outros dias.. eu tenho a certeza de que você sempre estará ao meu lado..
Hoje eu não tenho palavras e definições para explicar como está sendo.. eu tento definir.. mas não consigo.. o que temos vivido não há explicação.. não há como alguém querer entender.. eu mesma não consigo descrever..
Hoje estamos vivendo algo nosso.. algo que sabemos que é real..
Hoje estamos vendo o que não víamos.. Hoje estamos crescendo.. Hoje estamos buscando..
Hoje eu te tenho ao meu lado.. e sei que terei..
Hoje sabemos que não há necessidade de pressa.. muito menos propagação.. hoje sabemos que seremos eu e você..
Hoje.. eu te amo.
E por tal motivo.. Hoje.. eu lhe desejo um feliz dia dos namorados.

MISCELLANEOUS, #AMOR






















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...