quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Curiosidades sobre elefantes

 

Curiosidades sobre elefantes:

São conhecidos por seu tamanho, por lembrarmos do Dumbo {desenho infantil}, por possuírem medo de ratos, e lembrado pelo uso de uma frase bem comum ‘você tem memória de elefante’.

Pois bem, vamos esclarecer algumas dúvidas, e expor curiosidades que você jamais imaginaria. Bem vindo ao incrível mundo dos Elefantes.

São os maiores mamíferos terrestres, podem pesar até doze toneladas e medir até quatro metros de altura, e são ótimos nadadores apesar de todo peso. Esses grandalhões chegam a ingerir de 100 a 200 kilos de alimentos por dia. Atualmente temos duas espécies de elefantes: asiático e o africano, o que altera entre eles são o tamanho das orelhas e das presas.
As presas são de marfim, muito utilizado em artigos de decoração, mas nem todos os elefantes possuem presas, que podem pesar até 106 kilos.
Possui quase 100% de partes aproveitáveis, em locais aonde a caça é legalizada, utiliza-se a carne, o couro para confecção de pastas e sapatos, e o pêlo para forma de pulseiras.

Ao contrário do que muitos pensam, estes animais são completamente herbívoros, se alimentam de ervas, gramíneas, frutas e folhas.  São capazes de armazenar no nariz (tromba) até dez litros de água.

Por seu tamanho, possuem poucos predadores. Sempre ouvimos falar que os elefantes possuem medo de ratos, mas na verdade eles possuem medo de abelhas.

Relacionamos memória com elefantes, e sim é verdade! Estes animais possuem uma excelente memória, estudos já comprovaram que eles podem sim, lembrar de pessoas, lugares por onde já passou, e até mesmo reconhecer outros elefantes.

As orelhas servem também como ventilador natural, sendo extremamente importante para regulação de temperatura, o movimento faz com que a temperatura do sangue que está circulando pela orelha diminua, sendo transmitida para o restante do corpo.

Se reparar, irá notar que às vezes o elefante levanta e abaixa a pata, simulando um chute, mas não tema, ele apenas está ‘descansando’, é muito simples, levantando e abaixando o peso que é exercido sobre a pata se torna nulo, desinchando.
Acontece que as patas sustentam muito peso, e por isso por baixo dos ossos dos pés existe uma camada gelatinosa, que tem um papel de amortecedor, por tal motivo ele pode ficar longos períodos em pé sem se cansar.

A gestação tem a duração de 22 meses, quase dois anos! Os filhotes ao nascerem possuem em média 100 kilos, e vivem em manadas constituídas apenas por fêmeas, com cerca de 10 a 15 animais, com a dominância de uma matriarca.

O conceito família é  bem diferente dos demais animais.
Os machos adultos vivem isolados, só tendem a aparecer no período reprodutivo, já os machos adolescentes vivem em pequenos grupos.
Apesar de termos em média 400 mortes causada por elefantes anualmente, estes animais são tranqüilos, e se tornam totalmente agressivos apenas com o aumento de testosterona, podendo atacar até humanos.

O filhote de elefante asiático passeia entre os adultos  Foto: AFP

Os elefantes possuem idade média de sessenta anos, e a causa da morte normalmente é por falta de alimentação, sim eles morrem de fome.
O motivo é que seus dentes começam a cair, impedindo assim que se alimentem. 
Possuem 28 dentes, diferente da grande parte dos mamíferos que desenvolvem dentes de leite e depois adquirem os permanentes, os elefantes têm ciclo de rotação de dentes durante a vida toda. Passado um ano às presas se tornam permanentes, os molares são substituídos seis vezes durante toda a vida.
Os novos dentes crescem na parte de trás da boca, empurrando os dentes mais velhos para frente, como se fosse uma escada rolante, os dentes já gastos caem.
Quando se está velhinho o dentes estão bem gastos, conseguem comer apenas alimentos  macios, folhagens úmidas e musgo. Então quando se há a perda total de todos os dentes, o ciclo de vida se encerra.

O zoo Whipsnade, na cidade britânica de Bedfordshire, apresentou nesta terça-feira um filhote de elefante asiático  Foto: AFP





Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...